CAMD – AULA 04: MÍDIAS E PALAVRAS CRUZADAS

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    Certamente você já viu, mas às vezes não deve ter prestado bastante atenção para identificar. Não é incomum ver no seu dia-a-dia mídias dialogando e oferecendo produtos e serviços de uma forma mais invasiva. Mas o conceito de invasão não pode ficar apenas no negativo: Elas estão aí porque outros seres humanos a fizeram assim, provavelmente com a anuência dos seres humanos restantes. Então, cai definitivamente por terra o conceito da ‘personificação da mídia’. Somos criadores desta mídia, e ela não nos corrompe. É exatamente o contrário, pois ela é um reflexo de nós mesmos.

    Bom, existe um conceito formado quando todas as mídias resolvem ‘atacar’ ao mesmo tempo o pobre consumidor. Chama-se Cross-mídia, associação das palavras mídia e crosswords, palavras cruzadas. Já foi dito que cross-mídia é como um casamento entre as mídias – cada uma empresta seu maior potencial para atingir um bem comum. Podemos ver pelo outro lado, o do resultado. Cross-mídia significa uma verdadeira experiência sensorial do cliente com o produto/serviço. A ideia é estar onde o cliente está. Se o público lê jornais e revistas, lá está ela. Se não lê nada, apenas vê TV o dia todo, ela está lá. Se passa longe da TV por falta de tempo, tem um jogo no hotsite ou algo na internet para fisgá-lo. E caso você fuja disso tudo, ainda temos o Marketing de guerrilha para te chocar e te intrigar não importando onde esteja, na rua ou no banheiro.


    Exemplo de Marketing de Guerrilha. Uma mão pendurada fora do táxi sinalizava o início da nova temporada da série Famila Sopranos, da HBO.

     

    Vejamos alguns bons exemplos de cross-mídia:

    Quem foi o melhor? Biro-Biro

    Biro-Biro Link 02

    Videos. Biro-Biro link 3

    Coca-Cola e Biro-biro. Você nem lembrava do cara (ou você realmente nunca ouviu falar), mas ele ficou famoso no Brasil inteiro graças à suposta disputa de quem foi o melhor com Maradona. Envolveu todas as mídias possíveis e foi um sucesso.

    Foto GigaPan ALE e Flamengo.

    Clique aqui e aqui confira uma das mais comentadas campanhas de marketing de guerrilha feitas no ano passado.

    Uma deste ano, que está até na banca ao lado da Estácio (unidade Prado), da  Trident. segue link.

     

    Para fechar, HBO e sua excelente campanha HBO Voyeur.

    Link 1

    Link 2 (está no final deste vídeo o case HBO Voyeur)

    Para meus queridos alunos: Você se lembra de alguma cross-mídia? Poste aqui suas considerações iniciais e escreva sobre sua experiência sensorial do assunto, tentando achar um link da internet sobre a campanha que você lembra. O prazo é 26/11, véspera da nossa visita técnica. Bons estudos!

COMMENTS

2 Responses to CAMD – Aula 04: Mídias e palavras cruzadas

  • Adriano wrote on November 25, 2010 at 11:28 // Reply

    Essa campanha do Biro Biro foi memorável. uhauhauha.

  • Fernandão wrote on December 14, 2010 at 4:39 // Reply

    Bom, tive de imediato a lembrança da campanha “Redondo” da Skol, que foi parar inclusive na Latinha Falante. Virou motivo de shows e uma infinidade de eventos envolvendo o tema. Eu mesmo tive que escutar do meu filho pequeno, que seria legal comprar a Skol por tinha a latinha falante.
    A tal redondinha nos atacou por várias mídias, inclusive com um software para rodar no desktop, como se já não bastasse estar em todos os bares e super mercados.

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